Friday, October 06, 2006

What grinds my gears, mais que um mero blog, é suposto ser uma espécie de fórum... local comum de partilha de opiniões (sendo que as nossas - CRF - valem mais que as outras, obviamente, e nem outra coisa seria de esperar porque, por acaso, a ideia foi nossa), ainda assim penso que é necessário, para não dizer até conveniente, manter um certo nível de qualidade que qualquer leitor espera de mentes ilustradas como é o caso das nossas... para este post, decidi recorrer ao dicionário, na tentativa (talvez vã, quem sabe) de cultivar algumas mentes.
O tema escolhido para hoje é algo que me consegue pôr os nervos em franja, uma efervescência estranha ou grande vontade de chocalhar energicamente a pessoa que me confronta com tal tentativa de assassinato da nossa querida língua portuguesa. Obviamente, hoje optei por uma das muitas, talvez um dia, faça um apanhado geral das barbaridades que oiço e leio... para que no fim, tal e qual as fábulas, todos aprendamos uma lição de moral (e sim, diz-se e escreve-se aprendamos... não aprendemos, pelo menos neste contexto).

Vejamos então (diz o meu pequeno dicionário): pronto, adj. acabado; preparado; rápido; disposto; apto.

Talvez uns exemplos venham a propósito:

  • "prontos, já acabei!"
  • "está bem, prontos, não é preciso exagerar!"
  • "então prontos está combinado!"

Por favor minha gente! Eu não queria ter de enveredar por este caminho, mas sinceramente, sendo pronto um adjectivo é óbvio que forma plurais (prontos/prontas), agora jamais o plural deve ser utilizado para expressar sentimentos, emoções... exclamações! Diz-se pronto, sim?

Então pronto! Estamos esclarecidos, penso eu...

Mais tarde compilarei (palavra engraçada esta) a lista de erros ou barbaridades da língua portuguesa a que somos obrigados todos os dias a assistir. Só um conselho (que neste caso se escreve com S), se não têm a certeza de como se escrever uma ou outra palavra, procurem informar-se, tentem substituir por sinónimos, perguntem a alguém que vos possa esclarecer... errar é humano, certamente, mas há casos e casos, e se se pode evitar, evite-se! Pronto!

1 comment:

Anaipa said...

Minha cara Facada, agradeço, sim agradeço e não digo obrigado, porque que saiba ninguém te obriga a partilhares as tuas pérolas de sabedoria... dizia eu, agradeço te por me teres poupado o ter de exprimir o quanto a palavra "prontos" me consegue por com os nervos em franja! particulrmente quando o "prontos" é pronunciado com aquele xxx sonoro no rim, qual beijo repenicado da tia-avó de 140 anos que tem buço e pelos a sair do sinal!