Tuesday, December 05, 2006

Simplesmente fantástico...

Tenho de confessar que a torrente de ideias luminosas que se apoderou de mim há dias evaporou-se tão rápido como chegou. Numa tentativa de não inundar o blog com temas absolutamente grindantes todos na mesma altura, era minha intenção anotá-los num papel e ir escrevendo aos poucos e por muitos dias... para variar, a minha vontade/disponibilidade parece não acompanhar muitas vezes o meu raciocínio! Quase meia dúzia de ideias desperdiçadas porque me lembro que eram boas, mas não me lembro quais eram...
Isto tudo porquê?! Porque, mais uma vez, recorri a uma importação. Desta vez não é um vídeo ("Oooooohhhhhh"), mas sim um texto que achei simplesmente fantástico! =) Em busca de inspiração para um tema grindante resolvi consultar a blogoesfera, eis quando me deparo com o Blog dos meus estimados Gatos Fedorentos e uma dissertação fenomenal acerca daqueles iogurtes novos com coisinhas que nos protegem das doenças e afins... os tais de bifidus activos!
Porque é um tema que eu própria já muitas vezes me questionei, mas nunca consegui transcrever de forma tão clara para o papel (ou computador). Aposto também que isto é algo que vos tem vindo a incomodar e gostavam de ouvir/ler o que a comunidade não científica tem a dizer sobre o assunto. Deliciem-se portanto:

Escrevia então o Miguel Góis - "É com galhardia que assumo que nunca comi um iogurte com bifidus activo. Nem hei-de comer. Não sei porquê, mas não gosto da ideia de haver malta a correr, de um lado para o outro, dentro do meu corpo."

Responde o Ricardo Araújo Pereira - "O problema do bifidus activo, que o Miguel Góis teve a coragem de abordar no post anterior, é apenas mais uma discussão que está por fazer na sociedade portuguesa. Confesso desde já que, na temática dos lacticínios, não sou especialista. Há-os em Portugal, e bons, mesmo sem contar com Nuno Rogeiro, que é especialista em todas as temáticas. Há vasta bibliografia sobre o tema e Eduardo Prado Coelho certamente que a conhece e já resenhou as principais obras. Mas, munido apenas da lógica, deixo aqui um contributo para o debate: a designação “bifidus activo” pressupõe a existência de um bifidus passivo. Esta é que é a questão central, e tem sido escamoteada porque levanta problemas embaraçosos e toca num tema tabu: será que o bifidus activo e o bifidus passivo estão juntos no iogurte? E, se sim, será que fazem coisas lá dentro? Por outro lado, devem eles poder casar e adoptar Danoninhos? (OK, esta última questão já é parva, mas as outras são pertinentes e gostava de as ver esclarecidas.) No fundo, a interrogação que paira sobre a cabeça de todos é esta: o que albergamos nos nossos frigoríficos é uma inocente embalagem de leite coalhado ou um despudorado quarto escuro lácteo para micro-organismos larilas? Fica a dúvida."

Há coisas fantásticas, não há?!

Monday, December 04, 2006

Guerra dos sexos?!

Hihi... mais uma odisseia pelo maravilhoso mundo do audiovisual digital, a.k.a. YouTube e mais um video fantástico! =)

Guerra dos sexos?! Nah, é só impressão...

Como é tarde, tenho sono e amanhã é dia de escola, deixo apenas esta frase para reflectirem e depois comentarem, se vos apetecer: Homens, não podemos viver com eles, não podemos viver sem eles. Obviamente o mesmo se aplica ao contrário. E esta hein?!