Tuesday, November 21, 2006


Lições de vida... para mais tarde recordar...

Caros amigos, netespectadores como diz a Ranheta, num momento de profunda inspiração, entre uma taça de chocolate quente e duas tossidelas (esta constipação grinda-me com o sistema... lol), com ideias a circular nesta cabecinha pensadora a 1000km/h eis que me surgiu mais uma ideia genial, porque não elucidar os assíduos leitores acerca de algumas coisas que, e desculpem a vulgaridade da expressão, me atrofiam completamente?!
Mais do que me chatear profundamente acho que as máximas que vou enunciar hoje deviam ser tomadas em conta para que os netespectadores se cultivem e se empenhem em ser ainda melhores pessoas. Vejamos então:

1. Não faças aos outros aquilo que não gostas que te façam a ti!
Fantástico, nesta altura quase consigo ouvir as pessoas lá em casa a dizer: "Óbvio! Toda a gente sabe isso!". Sim, toda a gente sabe isso porque ninguém gosta de sair a perder em nenhuma situação. Esta é uma máxima para a vida e aplica-se a todas as situações, desde as mais quotidianas, até às mais invulgares ou graves. Claro que nem sempre isto é evidente ou fácil e pode acontecer a qualquer um. Por enquanto vamos ficando felizes enquanto estas coisas forem da ordem quotidiana e não se materializarem em grandes problemas.
O único conselho que posso dar nesta ocasião é cautela, pensar antes de agir... (conselho que eu própria às vezes descuido, mas depois arrependo-me... lol).

2. Se não queres ouvir certas respostas, não faças as perguntas!
Quase nem precisava de explicar esta, há coisas tão óbvias, tão óbvias, que se as pessoas não pretendem ouvir, não puxem a conversa nesse sentido.
Aqui acho que devemos jogar com o conceito de vitimização, verdade seja dita, somos todos latinos (povo do fado e da saudade), gostamos de uma boa peixeirada, mas gostamos mais ainda de ter uma boa história para contar, especialmente se nela tivermos o papel de herói ou vítima. E perguntam vocês: "mas o que tem isso a ver com o que disseste antes?!" e perguntam muito bem, as pessoas vão continuar a insistir em ouvir coisas desagradáveis até ao status de vítima, altura em que ficam finalmente satisfeitas.
O conselho?! Como diz um amigo meu, ser directo, frontal e sincero!

3. STOP, pára... escuta e olha!
Se as pessoas sabem que estão a agir mal porque continuar, é como dizer que 2 mais 2 são 5, saber que o resultado está errado e mesmo assim querer continuar a somar números.
Ninguém, por mais que queira, consegue agir sempre em conformidade e na linha do bom senso, mas existe uma grande diferença entre agir consciente ou inconscientemente. As pessoas sabem distinguir a diferença e as consequências são muito diferentes entre uma situação e outra. No fundo podemos comparar esta questão àquelas velhas histórias do: "porque entra o cão na igreja?" ou "porque atravessa a galinha a estrada?", o cerébro humano já evoluiu um longo caminho para saber separar claramente as coisas e agir de forma sábia, informada e, acima de tudo, consciente... não entramos num sítio apenas porque a porta está aberta ou atravessamos a estrada apenas para alcançar o outro lado... Existe um fim último, algo que nos move (somos portanto conscientes, dotados de consciência, capacidade de distinguir entre certo e errado).
Neste caso o conselho reporta-nos à máxima em si: pára, escuta e olha!

Bom, e assim de repente olhei para o relógio e já são mais que horas de ir VDL (Vale dos Lençóis), amanhã será dia de escola e, como gosto de ser produtiva (lol), preciso de repousar esta cabecinha pensadora o mais que conseguir. Sim, a verdade é que a vossa Facada é uma dorminhoca... quem lhe tira a sua caminha e a sua almofadinha... tira-lhe tudo! =P
Sendo assim, podia continuar, mas não vou fazê-lo porque é tarde (depende da perspectiva, eu sei), creio que algumas ideias já ficaram assentes, outro dia, talvez, retome a listagem... é um caso a considerar!
Só acrescentar que parto muito aborrecida porque tinha uns Homers muito engraçados para colorir o post, com expressões diferentes para cada caso e o blogger não me deixa fazer o upload (bah)! Ficam só com o primeiro e não digam que vão daqui sem nada...

Boa noite e bons sonhos!

2 comments:

Anaipa said...

Então nesse caso "quem me tira a caminha e a almofada tira-me tudo!"... peço desculpa se te tirei tudo :P

hum so uma pequena provocação, mas que me atrevo a fazer, uma vez que faço aos outros aquilo que gosto que me façam... :P

Ritinha said...

Ah Ranheta o teu caso é muito particular... seria uma coisa ao estilo de: "podes ficar com a casa, o carro, as jóias, etc", mas sem o "não fiques com ele!" lol (eu sei que provavelmente a ordem da música não é assim mas também não importa muito... vocês perceberam a ideia)... Ou então uma outra, muito conhecida também: "na minha cama com ela!!!" lalala

Miss Ranheta sinta-se à vontade para fazer aos outros o que gosta que lhe façam a si, especialmente se envolver leite creme! Hihi