Thursday, November 02, 2006

Festividades emprestadas!!!

Em primeiro lugar para quem não acreditou que eu fosse voltar a usar este estilo de letrinhas coloridas, só tenho a dizer haha! =P
Em segundo lugar e não menos importante, o tema que escolhi para hoje. Sendo que já não escrevia no blog há bastante, função que a nossa Ranheta adoptou e muito bem, com uns videos ou links muito interessantes... sim estou a falar nos videos dos Comme Restus (quando olho para o link ainda me dá vontade de rir...), pois é, a verdade é que a inspiração ultimamente "varreu-se-me" para outras áreas e não sabia sobre o que escrever... eis quando... na terça-feira, na esplanada do bar do costume sou iluminada por uma ideia, a meu ver fantástica. Que melhor tema e que outra coisa me consegue deixar tão grindada senão esta história das festividades importadas?!
Exactamente! Estou a falar do dia das Bruxas! Mas também podia estar a falar no dia dos Namorados por exemplo... ou qualquer outro dia retirado do seu contexto normal para ser celebrado à boa moda do estrangeiro porque isso é muito mais interessante. "Santo António para quê?! Vamos mas é celebrar o São Valentim!"
A modo de vos provar que o dia das Bruxas não passa de uma festividade importada, andei a fazer uma pequena pesquisa e eis o que descobri:

  • O Halloween, nome original na língua inglesa, é um evento de cariz tradicional, que ocorre nos países anglo-saxónicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem, as celebrações pagãs dos antigos povos celtas.

Hum... um evento de cariz tradicional dos países anglo-saxónicos... sem dúvida muito interessante! Quando, um dia, alguém descobrir o que tem a ver com a cultura portuguesa, por favor expliquem-me, estou ansiosa por saber...

Entretanto vou continuar a ficar surpreendida quando chegar à esplanada lá do bar (não é da esquina, mas podia ser) e vejo abóboras decoradas e iluminadas, caras pintadas de preto ou a imitar sangue, bruxinhas penduradas no toldo, criançinhas mascaradas a pedir doces à noite, festas de máscaras, etc, etc, etc... Não há de faltar muito, estaremos todos a celebrar o dia de Acção de Graças vestidinhos de colonos...

4 comments:

Anonymous said...

"Entretanto vou continuar a ficar surpreendida quando chegar à esplanada lá do bar"
Acho que acabas-te por te responder, afinal ha uns tempos era-mos os europeus que mais alcool consumia-mos, ha que manter a reputaçao mesmo que com uma desculpa estrangeira... festa é festa!!!
viva a portugal e aos anglo-saxonicos!!
uma curiosidade , pesquisa o dia da mae e descobres que foi inventado por uma americana que queria prestar tributo á adorada mae, passadas umas decadas com o dia tao comercializado que a mulher percebeu que a intençao inicial perdeu todo o significado e passou o resto da vida a tentar tirar o significado desse dia que ela pôs no calendario
o pai natal remonta ha uns 200 anos e vem de tribos do norte da europa que ingeriam um cogumelo magico e passavam umas boas horas seguintes a voar pelo ceu vestidos de vermelho(1 das teorias)...
ja agora e que tal aprofundar o tema com uns inside e comentarios das origens de historias de feriados mais alternativas destas comemoraçoes modernas...

Anaipa said...

A teoria do Halloween
pois bem, era uma vez... cut the crap do bla bla bla... mas acho que isto vai na linha de mães desesperadas com os filhos que não queriam comer abóbora fosse de que modo fosse, e como já não sabiam o que fazer com as ditas no backyard... ora ora solução! Trick or treat, ou seja comes a trampa da abobora, e tens direito a fazer dela uma cara feia e porta velas... ao qual se acrescenta que se comeres o pumpkin podes ir chatear o bairro inteiro e pedir doces (não esquecer que tal é para esconder o efeito do dia seguinte de comer abóboras... depois dizem as mamãs que foi da quantidade de doces que comeste!... mas o que tu sabes já eu me esqueci!!!). E Se por cima queres te vestir de palhaço (ok bruxa, ou coisa que o valha... força!!!)
É claro que depois também há a versão portuguesa, da castanha (também com efeitos nefastos) e o belo do pão por Deus (maldita campainha que hoje não parou... e se descobrir quem foi que tocou as 6h da manhã à procura de um doce... ui... come mas é com o doce de abóbora!).

Ritinha said...

Mass espero que não estejas a insinuar que sou bêbeda com o recurso a citações e tudo! =P Porque, sem ser a bela da Frize de limão, não sei do que estás a falar...

Lá isso é verdade, festa é festa... e os tugas gostam mesmo é de se divertir (eu incluída), contudo aborrece-me imenso estes dias, e apenas mencionei o Halloween e o São Valentim, como meros exemplos, há muitas mais coisas que me grindam o sistema, nomeadamente festividades tradicionais católicas, repúblicanas, municipais, etc. às quais conferiram um significado alternativo e puramente consumista. Por alturas do Natal, volto a pronunciar-me sobre este assunto (oh amiga S. não fiques já chateada, mas vai ter de ser =P).

Quem quiser aprofundar o assunto e não tenha uma boa enciclopédia em casa, aconselho vivamente a ler o que diz a Wikipédia... óptima para desenrascar uma pessoa em qualquer altura! =)

Ah Ranheta... o dia em que me obrigarem a comer abóbora insinuando que a posso enfeitar a seguir, mascarar-me de tigre (boas recordações... lol) e pedir doces na porta das pessoas à noite, vai ser um dia triste!
Em relação às campainhas, faz como nós cá em casa, que no dia anterior desligamos a campainha, pelo menos até às 10h... Se por acaso alguém tivesse a ousadia de me acordar às 6h, criancinha ou não, iamos ter chatices!

P.S. - Fogo, por pouco não postava "enciclopéida", em vez de enciclopédia... faltou-me um bocadinho assim...

Anonymous said...

insinuar ???!!!
o que é isso a que te referis-t como .. deixar ca ler de novo... insinuar.. ??
estou mt longe para fazer diferença no que fazes , embora me tenhas dito que ("raramente") nao vai alcool... mas sempre estamos em portugal.. e bem, hoje em dia dita-s que quem é normal bebe... por isso é que sou.. hmmm.... nao normal => anormal??? =)

p.s.: podes cometer desses erros ha vontade ,puxa uma cadeira e bebe mais um coipo !!