Tuesday, November 28, 2006

"Anda cá Joli, traz o osso ao dono"

Que melhor título para este post, senão um verso daquela grande música, dos eternos Cebola Mol, de seu nome "Joli - o cão da malta"?!
Hoje trago-vos um tema verdadeiramente delicioso, absurdamente grindante... Imaginem, se me conseguiu grindar a mim (de tanto rir, claro), certamente provocará em vocês semelhantes reacções! Bom, chega de provocar e vamos ao assunto propriamente dito! =P
Estava a vossa bloguista faquir do set de facas de cozinha (ou seja, eu, a Facada) em mais um dia de aulas, quando o cansaço das colegas e da própria formadora as leva a divagar para assuntos que não têm nada a ver com a matéria. Confesso que me perdi um pouco como chegámos aquele tema porque, para variar, estava a fazer os meus desenhitos, esperando que aquilo em algum momento começasse a ficar interessante. E não é que isso aconteceu?! "Fantástico melga! Fantástico Mike..."
Estou, então, descansada da vida, quando oiço a palavra trela, sim trela. Pensei para mim: "Olha, não querem lá ver que elas já estão a divagar?!" Até aqui nada de especial, as trelas são, aliás, das coisas mais vulgares que existem, não fossem as senhoras estar a falar em trelas para crianças!!!
Epah confesso! Confesso que me escangalhei a rir naquele exacto momento. Nunca na vida tinha ouvido falar em tal coisa, trelas para prender crianças... Alguns dos leitores, certamente informados nestas coisas das novas tecnologias, já terão ouvido falar, mas eu acho que isto é grindante e revela muito sobre a nossa actual sociedade.
Quando consegui parar de rir, interroguei-me a mim mesma sobre esta questão e cheguei a conclusões grindantes. Eu, que nem simpatizo particularmente com criancinhas, fico impressionada com o mundo em que vivemos, no qual certos pais precisam de prender a sua criança, tal e qual um animal de estimação, com uma trelinha para o trazer à rua. Sinceramente, não só considero falta de pedagogia por parte de quem usa (se a trela é usada para que as crianças não façam certas coisas, não seria melhor primeiro dizer-lhes, depois se insistirem, ralhar ou mesmo aplicar uma ligeira palmada?! A palmadinha pedagógica nunca matou ninguém), como também um sintoma preocupante em que as pessoas encaram os seus semelhantes, crianças incluídas, sem afecto.
Trela para crianças!!! E diziam-me a mim que andar de tapa-orelhas (para o frio) na rua é ridículo...

P.S. - Só fazer uma ressalva para o facto de não estar a apelar à violência contra os mais fraquinhos. Nada disso! A palmada pedagógica é um recurso extremo (embora, na maioria dos casos, eficaz), mas não deve ser confundida com violência doméstica.

3 comments:

Anaipa said...

Oh Faquir! Então ainda não conhecias a trela das crianças?! bem se vê que não andas em centros comerciais lotados ao fds em período natalício... pois mas olha que apesar de não concordar com o príncipio... é deveras eficaz para refrear os diabretes... é a versão desta década de outro truque bem mais 1980's que era o recurso ao balão colorido atado com uma fita de três metros para saber onde se encontra a criançinha... isto porque ainda não se passou a introduzir chips electrónicos por baixo da coleira... ups do fio de ouro com a medalhinha...
Quanto à palmadinha pedagógica... faz efeito... ajuda até a descongestionar as ideias...

Anonymous said...

Pois sim.. ainda bem que o tema serviu para divertir alguém. Quando tiver as suas crianças (se algum dia vier a ter) se calhar pensará diferente. A sua reacção é a normal mas se pensarmos quão rápidos os miúdos podem ser a "trela" passa por ser uma boa solução no meio de multidões. Pode parecer incrivel mas basta um segundo de distracção para poder acontecer algo muito grave. Sou pai de dois filhos maravilhosos e acreditem que tanto eu como a minha mulher somos especialmente cuidadosos com as crianças. Não usamos trela nos miudos mas até estou a ponderar comprar uma para algumas situações de maior risco. Deixo aqui um episódio que se passou hoje cmg... fomos a Belém ver a partida do Lisboa-Dakar (o meu filho mais velho já tem quase 4 anos e adora carros). Enquanto eu tirava uma fotografia ao miudo perto de um dos camiões da prova a minha mulher estava atrás de mim com a minha filha mais nova. Por um instante passou uma pessoa que começou a agarrar a miúda não fosse a minha mulher estar mais atenta a coisa podia ter corrido mesmo mal. Pode parecer idiota o uso da trela mas volto a dizer que em certas situações é preferivel do que perder alguém que se gosta muito. Relativamente à palmadinha pedagógica nem vou comentar o assunto com alguém que revela não ter a mínima experiência com crianças. Talvez qd crescer um bocadinho possa falar do assunto.

Ritinha said...

Ah! Finalmente a crítica... começava a ficar um pouco cansada do facto de ninguém discordar das coisas que dizemos aqui (às vezes ridiculamente absurdas)...

Pois é, estive ler o comentário e a ponderar os novos factos trazidos a lume pelo nosso netespectador, sr. Borges (pessoa que desconheço, mas que me deixa feliz porque afinal parece que o blog está a chegar a mais gente do que se pensava) e, aceitando a sua crítica continuo a achar a ideia de uma trela para crianças uma coisa relativamente estúpida.
Não pretendo ter filhos, não gosto particularmente de crianças, no entanto a minha mãe tem um profissão relacionada com elas e é um meio ao qual estou acostumada. Relativamente às distracções, bem sei que podem ser fatais, mas uma criança, lá por ser criança, não deixa de ser uma pessoa e portanto com direito à sua dignidade. E não se deixem enganar para mim até as trelas para animais são um conceito estranho... só que já é tarde e não me apetece alongar mais o assunto... lol Talvez outro dia!
Só para salientar um facto que me deixa mesmo triste, pessoas capazes de pensar sequer raptar os filhos de outrém. Fico contente que a história tenha tido um final feliz. Cada vez masi sair à rua é uma aventura...
Não pretendia de forma alguma despertar sentimentos de indignação no netespectador, mas a essência do blog é esta mesma, falar de coisas que nos fazem confusão,esta é, aliás, a ideia geral por detrás do novo verbo que acabámos de criar especificamente para aqui - GRINDAR. Confesso que nunca tinha ouvido falar de trelas para crianças e assumo que acho uma certa graça à questão, portanto, sim, divertiu-me bastante, a mim e a outras pessoas, demos uma boas gargalhadas, discutimos o assunto e resolvi escrever sobre isso.
Quanto ao crescer, fiquei um pouco magoada, não era preciso ir tão longe... =( Mas como é só um bocadinho, vou deixar passar...

P.S. - Também estive na partida do Lisboa-Dakar!