Friday, October 20, 2006

"Não me faz um descontinho?!"

Andava eu a passear pela minha bela cidade hoje de tarde, beber um café, andar à deriva por aí (sempre se encontra alguém conhecido), a ver umas montras... etc. Entretanto passei em frente a uma loja com umas cenas cool na montra e resolvi entrar (a modos de dar uma vista de olhos mais completa), lá dentro vi qualquer coisa que me interessou, peguei nela e fui pagar. Aquilo de que vos vou falar hoje foi a situação com que me deparei dentro da loja, enquanto aguardava a minha vez de pagar. Eu não trabalho na área de atendimento ao público, mas juro que se trabalhasse e se apanhasse clientes assim, ficava verdadeiramente grindada!!! (memo a mim própria: nunca trabalhar numa loja...).
Duas senhoras já de mais idade (embora isso não seja relevante para o caso, é só para os leitores construirem uma imagem mental da cena) disposeram os artigos que pretendiam levar em cima do balcão e a senhora da loja começou a fazer a conta, elas apresentam os seus fantásticos cartões de desconto e quando são confrontadas com o preço final começam a pedinchar por mais desconto ainda!!! Enquanto isso eu e outros tantos aguardavamos a nossa vez...
Ora o pedinchar por descontos é o acto mais idiota (para não dizer algo mais feio) que já vi na vida, especialmente se estivermos a falar de uma loja ou supermercado onde todos os produtos estão deviadamente marcados com o respectivo preço e portanto ninguém está a ser enganado, sabe exactamente quanto vai pagar no fim. O caso muda consideravelmente de figura se estivermos numa feira, as coisas não estiverem marcadas e o vendedor nos der uma certa margem de manobra... mas numa loja?!
Vá lá, e não vale a pena dar a desculpa da crise, que a vida está má e que não há dinheiro... isso não é desculpa para tudo. Pedinchar descontos é mesquinho e só revela falta de educação. As pessoas estão a trabalhar, provavelmente nem foram elas que decidiram que produto tal custaria aquele preço, além do mais quando a pessoa viu aquilo na prateleira e resolver tirar para levar consigo, viu a etiqueta que vem a acompanhar... e se a loja não anuncia saldos... não há descontos para ninguém! Fim de história!

1 comment:

Anaipa said...

Facada... podemos fazer isto com a versão curta ... "quem não chora não mama!" ou com a versão longa...
a arte de pedir uma atenção na conta...
ora num hiper mega mercado ou numa rede franchisada... só mesmo com talão... noutros locais vale tudo desde que se esteja a falar com alguém com capacidade de decisão!

Portanto, se eram as donas da loja que estavam a atender... porque não pedir um disconto!? como bisneta, neta, filha e por vezes eu mesma no papel de comerciante.... sei que se poe sempre no preço uma margem para o petit desconto que eventualmente um cliente mais hábil possa pedir.
E é natural que por cá se faça... afinal tivemos contactos varios com os povos semitas, logo o regateio e o espirito de mercado estão nos no sangue...

"ora então e naum me faz uma atençãozita sff?!"

e sabes que cliente satisfeito volta à loja...